Mais informações

OLIVEIRA, T. R. S. C. e; IMAI, C. Arquitetura Escolar Waldorf, Opiniões e Preferências de seus Usuários. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A arquitetura escolar Waldorf, objeto desse estudo de mestrado, é característica de escolas que aplicam a pedagogia Waldorf, idealizada pelo educador e filósofo austríaco Rudolf Steiner, no início do século XX. O objetivo dessa pesquisa é identificar quais as opiniões e preferências dos alunos e professores em relação aos atributos dos ambientes físicos dessas escolas, por meio de um estudo de caso em escola Waldorf do interior paulista, que possui ambientes “Waldorf” e “não Waldorf”, possibilitando estudo comparativo na mesma instituição. Aplicaram-se métodos da Avaliação Pós-Ocupação, que possibilitaram abordar diretamente seus usuários. Serão aqui apresentados: poema dos desejos aplicados a alunos do ensino fundamental até sétimo ano e entrevistas com suas professoras, ambos após realização de mapa comportamental. Pelos resultados, identificou-se uma maior preferência dos usuários pela possibilidade de contato com a natureza e de customização dos ambientes internos por eles próprios. Portanto, os atributos físicos não possuem aspecto preponderante em si, mas principalmente o modo como esses ambientes possibilitam que os usuários deles se apropriem, gerando senso de pertencimento e satisfação. A contribuição desse trabalho é orientar projetos de construção e ampliação de escolas Waldorf, com base nas exigências dessa pedagogia e nas opiniões e preferências dos usuários. 

Abstract

The Waldorf School Architecture, Master thesis’ object of study, is characteristic of schools that apply the Waldorf Pedagogy, created by Austrian educator and philosopher Rudolf Steiner, in the early twentieth century. The aim of this research is to identify what are the opinions and preferences of students and teachers regarding physical environments attributes of those schools, by a case study in a Waldorf school in the State of São Paulo, Brazil, which has “Waldorf” and “no Waldorf” environments, enabling a comparative study in the institution. We applied methods of Post-Occupancy Evaluation that enabled us to approach its users directly. We will present here: wish poem presented to elementary school students of until seventh grade, and interviews presented to their teachers, both applied after behavioral maps. By the results, we identified a greater preference of user for the possibility of contact with nature and customization of internal environments by themselves. Therefore, the physical attributes have no preponderant aspect themselves, but mainly the way environments enable users’ appropriation, thus generating a sense of belonging and satisfaction. This work contribution is assist in building and renovation projects of Waldorf schools, based on their pedagogy requirements, and their users’ opinions and preferences.
-