O 5° Encontro Nacional sobre Aproveitamento de Resíduos na Construção (ENARC 2017) é um evento direcionado a pesquisadores e profissionais, em âmbito nacional, interessados em viabilizar o uso de resíduos e desenvolvimento de produto ecoeficientes para o setor da construção civil. Esse evento é promovido pelo GT Resíduos, da ANTAC, com a organização do Grupo de Pesquisa em Materiais de Construção e Estruturas (GPMATE), dará continuidade a série iniciada na UEFS (Feira de Santana - 2009), com sequência na UFAL (Maceió - 2011), na UNISINOS (São Leopoldo - 2013) e na Poli-USP (São Paulo - 2015).

Temas dos trabalhos:

1. Gestão de resíduos (diagnóstico, fluxo de materiais, composição, estratégias, logística reversa, estudos econômicos, indicadores, rastreabilidade, perdas, desperdício, desmontagem, políticas setoriais, governança, etc)

2. Processamento de resíduos (novos equipamentos, técnicas de separabilidade, seleção de equipamentos, unidades móveis, estudos de caso, etc).

3. Caracterização de resíduos (novas metodologias, novos métodos de caracterização, normalização, controle de qualidade, etc).

4. Aplicações de resíduos e desempenho em uso (pavimentação, geotecnia, materiais cimentícios, formulação, tratamentos químicos)

5. Avaliação ambiental de processos e produtos contendo resíduos (ACV, pegada de carbono, de água, ecoeficiência, lixiviação, toxicidade).

6. Inovação de materiais e componentes com resíduos (patentes, modelos de utilidade, inovação incremental, inovação  radical, etc).


Fonte: UFC

Site do evento: http://www.enarc2017.ufc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=43&Itemid=23