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Machado, Ernani et al. Uma reflexão sobre métodos utilizados em APO: estudo de caso da creche Edson Luiz - RJ. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
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Resumo

O presente trabalho consiste na apresentação do estudo de caso da Creche Edson Luiz, localizada no Rio de Janeiro, o qual foi realizado como trabalho final da disciplina Avaliação de Desempenho do Ambiente Construído do PROARQ/UFRJ. No entanto, além da apresentação do diagnóstico e desenvolvimento de recomendações, foi priorizada uma reflexão sobre a metodologia adotada visando efetivamente fornecer subsídios para estudos futuros. Pretende-se com este trabalho contribuir para a discussão do tema através da análise comparativa e crítica dos métodos menos usuais de Avaliação Pós-Ocupação (APO) como o Poema dos Desejos e o Mapeamento Visual, associados com outros mais difundidos, como a análise Walkthrough, destacando-se aspectos positivos e negativos relativos ao seu planejamento, aplicação e resultados. A ênfase dada à percepção de crianças e funcionários permitiu obter um panorama abrangente da problemática ambiental em um curto período de tempo, incluindo além dos aspectos perceptivos e comportamentais, aspectos contextuais, técnicoconstrutivos, organizacionais, funcionais, estéticos e de habitabilidade. Entende-se que estes métodos possibilitam agregar valor à atividade profissional, de forma a modificar a situação freqüente na qual o arquiteto atua sem que se consultem as pessoas para quem se destina o projeto, resultando em propostas que priorizam o apelo visual em detrimento de atributos essenciais como o conforto humano.

Abstract

This work was developed as final work of the discipline Post-Occupancy Evaluation of the Built Environment of PROARQ/UFRJ and presents a case study of the Kindergarten Edson Luiz, located in Rio de Janeiro. However, beyond presenting the diagnosis and the recommendations developed, it was prioritized a reflection about the adopted methodology aiming to give subsidies for future studies. The intention of this work is to contribute for the discussion of this subject through a comparative and criticism analyses of the less usual methods of Pos-Occupancy Evaluation (POE), like Wish Poem and the Visual Mapping, associated with others more diffused, as the Walkthrough analysis, detaching positive and negative aspects related to its planning, application and results. The emphasis given to child and staff perception allowed the obtaining of a comprehensive view of the environmental problems in a short period of time, including, beyond the perceptive and behavior aspects, contextual, technical, constructive, organizational, functional, esthetic and habitability questions. It is understood that these methods allow to aggregate value to the professional activity, modifying the frequent situation in which the architect acts without consulting the people for whom the project is designed, resulting in proposals that prioritize the visual appeal in detriment of essential attributes, as the human comfort.
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