Institucional

O Centro de Referência e Informação em Habitação (InfoHAB) foi pensado e implementado para aprimorar os mecanismos de sistematização e socialização da informação na área do ambiente construído. É um projeto liderado pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), concebido em resposta a uma Chamada Pública do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), financiado pela FINEP. Conta também com recursos do Programa RHAE-CNPq e da Caixa Econômica Federal.

A proposta começou como uma biblioteca digital, voltado para a divulgação da produção científica. Atualmente, no entanto, o InfoHAB se tornou um Centro de Referência e Informação em Habitação, oferecendo produtos e serviços que servem de apoio a todas as etapas processo/ciclo de geração do conhecimento, desde a discussão entre pesquisadores, divulgação de chamadas de trabalhos, divulgação de realização de eventos, gestão do processo de avaliação de eventos e periódicos até a divulgação dos resultados de pesquisa na biblioteca que servirão de insumo para novas pesquisas.

Atualmente o projeto encontra-se em reformulação sendo que seu núcleo foi transferido para a Unochapecó onde se desenvolve um processo de modernização do site e uma renovação da estrutura organizacional do projeto.

  • Contribuir com a difusão das informações tecnológicas, proporcionando a integração entre a área acadêmica e os setores técnicos e produtivos da Construção Civil.
  • Colaborar com o educador na orientação e fornecimento de referências na área do ambiente construído.
  • Manter uma fonte atualizada de informações para pesquisadores e estudantes, para construtoras, fabricantes e fornecedores de materiais e serviços, empresas de engenharia e arquitetura, incorporadores e outros setores ligados ao processo produtivo da construção e seu desenvolvimento tecnológico.
  • Colaborar com o educador na orientação e fornecimento de referências na área do ambiente construído.
  • Contribuir para uma análise das condicionantes e estratégias para a implantação de novas tecnologias, incentivando o uso da inovação desenvolvida para condições nacionais.
  • Contribuir para o aumento da competitividade das empresas a partir da incorporação de avanços tecnológicos.
  • Contribuir para o aumento da competitividade das empresas a partir da incorporação de avanços tecnológicos.
  • Favorecer a melhoria de qualidade e produtividade no setor da Construção Civil.

A estrutura organizacional do infoHab é composta por um conselho de gestão, sob a responsabilidade da ANTAC, e por uma coordenação geral e secretaria executiva, comandadas pela Unochapecó.

A Unochapecó encarrega-se dos aspectos operacionais e da coordenação geral e logística, assim como dos aspectos técnico-administrativos. Trabalha ainda na coleta primária de informações, de acordo com sua especialização e competência, responsabilizando-se pela garantia de origem das informações, assim como o seu controle de qualidade.

O conselho de gestão será presidido pela ANTAC ou por uma instituição que a associação desejar.

Coordenação Geral (Unochapecó)

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2003). Atualmente é professor da Unochapecó; professor do programa de mestrado em tecnologia e gestão da inovação da Unochapecó e Vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó.

Secretaria Executiva

Discente do Mestrado em Tecnologia e Gestão da Inovação da Unochapecó. Atualmente é pesquisadora de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial pelo CNPq na instituição Unochapecó.

Coordenação Geral

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2003). Atualmente é Reitor da Unochapecó e professor do Mestrado em Tecnologia e Gestão daInovação.

Secretaria Executiva

Discente do Mestrado em Tecnologia e Gestão da Inovação da Unochapecó. Atualmente é pesquisadora de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial pelo CNPq na instituição Unochapecó.

Equipe Técnica

Jorge Di Domenico, Coordenador do Curso de Ciência da Computação e Professor da Unochapecó.

José Carlos Toniazzo, Professor da Unochapecó.

Jhonata Bianchi, Graduado em Sistemas de Informação pela Unochapecó.

André Luiz Dallacorte, Graduado em Sistemas de Informação pela Unochapecó.

Leonardo da Rosa, Acadêmico do curso de Ciência da computação da Unochapecó.

Nathália Roscoff, Acadêmica de Engenharia Civil da Unochapecó.

Cinthia Simioni, Acadêmica de Engenharia de Produção da Unochapecó.

Iolanda Lohmann, Acadêmica de Engenharia Civil da Unochapecó.

A Biblioteca do infoHab possui um amplo acervo, com documentos técnico-científicos das diversas modalidades da área da construção civil. Gerenciada pelo infoCat, a biblioteca é atualizada constantemente a fim de disponibilizar conteúdo recente para os usuários.

O acervo conta com mais de 35 mil obras cadastradas, grande parte dela com o trabalho em PDF disponível para download. Para as demais, contamos com a colaboração dos autores para atualizar e tornar o InfoHab cada vez mais completo.

-