Mais informações

KOWALTOWSKI, D. C. C. C. K.; PINA, S. A. M. G.; SILVA, V. G. da. O processo criativo: teoria traduzida em exercícios no ensino do projeto arquitetônico. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 9 (Com arquivo PDF disponíveis: 6)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 5

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 88
Índice h: 7  
Co-autores: 1

Resumo

O ensino do projeto arquitetônico tradicionalmente baseia-se em exercícios desenvolvidos no ambiente atelier, que ainda apresenta dificuldades na construção do conhecimento necessário ao futuro projetista. Este trabalho relata a tentativa de superação deste impasse nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, criado este ano, e de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP. Nas disciplinas iniciais de projeto no curso de arquitetura foram introduzidos exercícios que trabalham a teoria básica de criação através da extração do essencial. A segunda experiência ocorreu na disciplina de projeto ministrada para o curso de engenharia, onde os fatores intervenientes no processo projetual foram abordados através da prática de exercícios pontuais e temáticos. Assim, exercícios específicos trabalharam a incrementação de conceitos atingindo, ao longo do curso, a noção de complexidade do projeto de arquitetura.

Abstract

This paper describes two examples of structured design education, in a new Architecture course and for Civil Engineering students. Basic architectural theory is presented and exercised in incremental atages. The heuristic richness of the creative process is practiced. Limitations are imposed in specific exercises to demonstrate the strengh and influence of limis on design development. For Engeneering students design is structured on specific themes with exercises restricted to single problem solution search. In this way architectural concepts are shown in an incremental way, building up knowledge of the complexity of architectural design.
-