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ARMELIN, H. S.; HELENE, P. Contribuição ao estudo do concreto projetado por via-seca com fibras de aço destinado ao revestimento de túneis NATM. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, São Paulo, n. 138, 1994.
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Número de Trabalhos: 11 (Com arquivo PDF disponíveis: 4)
Citações: 17
Índice h: 2  
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Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 45
Índice h: 3  
Co-autores: 102

Resumo

Desde a década de cinqüenta, com o início do Método Austríaco de Escavação de Túneis (NATM), o concreto projetado tem tido um papel cada vez mais marcante na execução de túneis. Recentemente, a introdução do reforço de fibras no ciclo de escavação e economia de materiais. No entanto, dúvidas permanecem com relação a influência das fibras sobre as propriedades físicas e mecânicas usualmente especificadas para o revestimento de túneis. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi o estudo da influência dos parâmetros de teor e tipo de fibra de aço sobre as propriedades de reflexão, índice de vazios, resistência a tração, compressão e módulo de deformação. Para tanto, foram avaliados quatro tipos de fibras de aço a teores variados. Os ensaios, realizados sobre testemunhos extraídos de placas de projeção, indicaram um material de características equivalentes ao concreto projetado convencional, diferindo basicamente no comportamento de ruptura pós - fissuração.
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