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BARBIRATO, G. M.; MATTOS, A. Os modelos de balanço de energia e sua aplicação no planejamento urbano. In:ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., 2000, Salvador. Anais... Salvador: ANTAC, 2000. p. 1370 - 1377.
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Número de Trabalhos: 4 (Com arquivo PDF disponíveis: 4)
Citações: 1
Índice h: 1  
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Número de Trabalhos: 7 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 19
Índice h: 3  
Co-autores: 37

Resumo

Inicialmente, é mostrada a estrutura básica dos modelos de balanço de energia da superfície urbana. Em seguida, são apresentados e analisados alguns modelos para a camada limite urbana e camada intra-urbana, quanto à sua formulação, parâmetros envolvidos nos cálculos dos fluxos e que intervém no meio ambiente climático urbano, resultados obtidos e limitações. Por fim, faz-se a aplicação de um modelo, adaptando-o a frações urbanas diferenciadas na cidade de Maceió - AL. A avaliação do potencial do modelo, após ajuste entre valores de temperatura do ar observados e calculados comprova a utilidade dessa ferramenta no teste de soluções e previsões dentro de problemas relativos ao planejamento e controle térmico de ambientes urbanos e na previsão de possíveis alterações térmicas em conseqüência de mudanças a que estão sujeitas as cidades.

Abstract

Firstly, the basic structure of the urban energy balance models is shown. Soon after, some models for the urban boundary layer and urban canopy layer are presented and analyzed, in terms of their formulation (components of the balance equation), parameters enveloped in the estimate of the fluxes, results obtained and their limitations. Finally, the application of that tool in the urban planning is discussed by an adaptation of a climate model of urban energy balance to the typical climatic conditions of the city of Maceió-AL, to subsides the urban planning. The evaluation of the model, by observed and calculated air temperature values, shows the importance of that tool in solutions and previsions of urban planning, urban thermal control and further thermal effects of possible future configurations of cities.
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