Mais informações

VELOSO, Maísa; ELALI, Gleice Azambuja. Por uma formação mais qualificada do professor de projeto de arquitetura no Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO EM PROJETO DE ARQUITETURA, 2003, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Com arquivo PDF disponíveis: 3)
Citações: 9
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O texto discute o perfil do professor de projeto de arquitetura no contexto atual dos cursos de graduação no Brasil e a necessidade de melhor capacitação dos mesmos, através de estudos de pós-graduação voltados para o projeto e, mais que isso, especificamente dirigidos ao ensino do projeto arquitetônico. Apresenta-se o incremento do número de cursos/vagas e, conseqüentemente, da demanda por novos professores na graduação. Tais dados são discutidos face à estrutura da pós-graduação hoje existente e às dificuldades de inserção do projeto de arquitetura como campo de pesquisa específico. Finalizando, são indicados alguns dos requisitos considerados essenciais à formação/qualificação dos futuros professores da área.

Abstract

The paper discusses the profile of the professor of architectural design in the present context of the Brazilian graduation courses, and the necessity of their better qualification using post-graduate's studies regained to the design and, above all, specifically directed to the architectural design teaching. It presents the increasing of the courses and enrolled students and, consequently, the increment of the demand by new graduation professors. These data are discussed facing the actual post-graduation's structure and the difficulties of the architectural design as a specific research camp. By the end, we indicate some essential requisitions to the qualification of future professors in the area.
-