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SATTLER, M. A. Avaliação de impacto de ruído determinado por sistemas binários de tráfego. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2., ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 5., 1999, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 1999.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 7 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 18
Índice h: 2  
Co-autores: 23

Resumo

O impacto ambiental resultante de soluções propostas para solucionar problemas associados ao rápido crescimento das cidades brasileiras raramente é devidamente analisado. O ruído resultante do tráfego urbano é um exemplo. A população brasileira continua a crescer em ritmo acelerado e os recursos do setor público certamente não tem sido suficientes para prover alternativas de transporte público de boa qualidade e em quantidade suficiente para a atender às demandas da população. Como resultado, o problema de vazão de tráfego, constituído principalmente por automóveis, vem crescendo em criticidade, tornando-se cada vez mais numerosos e freqüentes os congestionamentos em um grande número de cidades. Um das alternativas para dar maior fluidez ao tráfego, sendo implementadas pela Secretaria de Transportes da cidade de Porto Alegre, tem sido a implementação de sistemas binários de tráfego, onde são utilizadas vias paralelas de mão-única ao invés de ruas com dois sentidos de tráfego. O presente trabalho apresenta valores medidos do impacto de ruído resultante de tais medidas, considerando os níveis de ruído antes e após a introdução de um destes sistemas binários de tráfego.

Abstract

The environmental impact resulting from proposed solutions to solve problems related to the fast growth of Brazilian cities is rarely properly assessed. That is the case of urban traffic noise. There has been a significant growth in the number of vehicles in the last years. In face of the lack of resources by the public sector to provide adequate public transport for the population, traffic has been increasing considerably year after year. One of the alternatives attempted by the Secretary of Transport of the city of Porto Alegre to reduce traffic jams is to implement an increasing number of binary traffic systems, by using two single way roads instead of one two-way road. This has increased noise in previously quiet areas of the city. The present paper presents measured values of the resulting noise impact of such measures, considering noise levels before and after the introduction of one of these binary traffic systems.
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