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Niemeyer, M. L.; Morgado, C. O.; MOREIRA, A. A. M. O uso de movimento de terra para proteção acústica. In: NUTAU: TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO, 3., 2000, São Paulo. Anais… São Paulo: USP, 2000.
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Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 12
Índice h: 3  
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Resumo

O tráfego de veículos é, nos dias de hoje, uma das principais causas da poluição sonora na cidade do Rio de Janeiro. A própria configuração urbana, com frequência, não permite que a distância entre as vias de tráfego e os espaços de habitação e convivência seja suficiente para proteger seus usuários de níveis sonoros muito elevados ou, até mesmo, insalubres. O Parque do Aterro do Flamengo, uma das maiores áreas de lazer da cidade, é cortado por vias expressas que conectam a zona sul ao centro onde, ainda hoje, está concentrado o maior volume de negócios e serviços da cidade. Em alguns trechos, a separação entre as vias de tráfego de veículos e as áreas de lazer é feita pelo do uso de vegetação e taludes. O presente trabalho baseia-se no estudo dos efeitos provocados por movimentos de terra sobre a qualidade acústica de alguns espaços de situados no Aterro do Flamengo. A pesquisa busca relacionar as características físicas dos taludes (altura, declividade) com a redução sonora obtida nos espaços situados no entorno dos acessos para pedestres (passagens subterrânea e passarelas sobre as pistas de trafégo).

Abstract

Today traffic is one of the main causes of sound pollution in Rio de Janeiro city. Ofter, the transport system itself does not allow enough distance between traffic routes and the residential ad social spaces to protect their users from high sound levels. The Parque do Aterro do Falmengo, one of Rio's largest leisure areas is cut by thoroughfares that connect the city's south zone to downtow which still today concentrates the largest number of business in the city. On some extensions, separations is achieved by using vegetation and ramps between thoroughfares. This paper is based on the study of the effect of land masses movements on the acoustic quality of some spaces locate on the Aterro do Famengo. The survey relates the physical characteristics of the ramps to the noise reduction achieved in the spaces around an underground passage and a causeway over the traffic lanes.
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