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BITTENCOURT, L. S.; LÔBO, D. G. F. A influência da localização das aberturas na ventilação natural de edificações escolares. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2., ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 5., 1999, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 1999.
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Resumo

Em climas quentes e úmidos, a ventilação natural constitui uma importante solução para o conforto bioclimático na grande maioria das construções, entre elas as escolares. Este trabalho visa analisar o efeito conjunto da localização e dimensão das aberturas na ventilação natural de edificações escolares no município de Maceió. Para isso, foram realizadas simulações de uma sala de aula típica com diferentes localizações e dimensões de aberturas, utilizando o programa computacional PHOENICS 2.2.2, baseado na CFD (Computer Fluid Dynamics). Quanto à localização das aberturas, foram definidas três posições (faixas) nas paredes que as contêm e, em relação à dimensão, foram definidos quatro tamanhos. Entre as combinações examinadas, verificou-se que, quando a abertura de entrada de fluxo de ar encontra-se na faixa média e a abertura de saída na faixa alta, associadas a uma maior dimensão das aberturas, obtém-se uma melhor distribuição do ar no interior do ambiente, no nível dos usuários.

Abstract

In warm humid climates, natural ventilation is an important design strategy for school buildings. This paper aims to examine the joint effect of dimension and position of windows on ventilation patterns. Computer simulations were conducted in a typical classroom having different openings configurations, using a CFD software. Regarding openings position, three bands were considered, while for the dimension parameter four sizes were investigated. Results show the best performances were obtained when inlet openings were placed at medium height and outlet at higher locations, with larger dimensions.
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