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VARGAS, C. R. A. et al. A interferência sócio-espacial do entorno em unidade educacional de interesse social: o caso da creche municipal Benedita Siqueira Lopes. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
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Resumo

Este artigo relata uma Avaliação Pós-Ocupação (APO) realizada na Creche Municipal BeneditaSiqueira Lopes, localizada na comunidade da Tijuquinha – Rio de Janeiro, como trabalho final dadisciplina “Avaliação de Desempenho do Ambiente Construído”, do Curso de Mestrado - Programa dePós-Graduação em Arquitetura (PROARQ)/UFRJ. O trabalho teve como objetivo testar aaplicabilidade dos métodos e instrumentos utilizados em APO, analisando sua pertinência, adequaçãoe modo de inserção no estudo de caso em questão, buscando aprimoramento para futuras pesquisas. Ainvestigação foi baseada na Abordagem Experiencial, em desenvolvimento pelo grupoProLUGAR/PROARQ/UFRJ. O procedimento de avaliação foi realizado em duas visitas, com umaseqüência pré-estabelecida, através dos seguintes instrumentos: Walkthrough, entrevistas semiestruturadas;mapeamento visual e mapa cognitivo - estruturados a partir dos resultados doWalkthrough. Como conteúdo principal da análise destacam-se as diferentes percepções do ambiente ea importância do elo afetivo com o lugar e a experiência. No resultado, identificou-se como principalponto positivo o bom relacionamento entre usuários; já as relações arquitetura/entorno/condiçõesambientais são as maiores geradoras de problemas e terão maior destaque no corpo deste artigo.

Abstract

This article relates a Post-Occupation Evaluation (POE) carried through in the Municipal Day-CareCenter Benedita Siqueira Lopes, located in the community of the Tijuquinha - Rio de Janeiro, as finalwork of the discipline "Evaluation of Performance of the Constructed Environment", of the Course ofMestrado - Program of Post-Graduation in Architecture (PROARQ)/UFRJ. The work had as objectiveto test the applicability of the methods and instruments used in POE, analyzing its relevancy,adequacy and way of insertion in the study of case in question, searching improvement for futureresearch. The inquiry was based on the Experiential Boarding, in development for theProLUGAR/PROARQ/UFRJ group. The evaluation procedure was carried through in two visits, witha pre-established sequence, through the following instruments: Walkthrough, half-structuralizedinterviews; visual mapping and cognitive map - structuralized from the results of the Walkthrough. Asmain content of the analysis the different perceptions of the environment and the importance of theaffective link with the place and the experience are distinguished. In the result, the good relationshipbetween users was identified as main positive point; as early as the relations architecture /placearound /environment conditions are the greater generating of problems, and will have greaterdistinction in the body of this article.
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