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GOMES, R. F. D.; AZEVEDO, G. A. N. A permanência espaço-temporal do edifício escolar: propostas de adequação de usos em uma escola pública de ensino fundamental do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 1  
Co-autores: 16

Resumo

A história da arquitetura escolar carioca demonstra que as soluções adotadas desde as primeiras unidades em meados do século XIX até os dias de hoje, possuem características de projeto padrão. As soluções espaciais adotadas em cada momento histórico, materializavam as práticas pedagógicas e as políticas públicas educacionais vigentes. Nos séculos passados, os edifícios escolares implantados no meio urbano dialogavam com o entorno expressando seu valor como marcos referenciais daquele contexto sociocultural e político. No entanto, muitos desses edifícios ainda hoje se mantêm em uso, com a mesma função original educativa. A partir da aplicação conjunta dos conceitos, métodos e instrumentos de pesquisa relacionados a avaliação do ambiente construído, essa pesquisa procura verificar as condições de adaptabilidade de usos em uma escola de ensino fundamental representativa do Ecletismo Republicano. Através da valorização do patrimônio escolar e sua memória, justificar e condicionar, a partir de diretrizes projetuais, a permanência espaço-temporal dessa instituição. Como resultados, percebeu-se que no geral a arquitetura escolar (inclusive a contemporânea) ainda não dialoga com os objetivos da educação, ponto chave para a sua permanência espaço-temporal e valorização social. 

Abstract

The history of carioca school architecture demonstrates that the solutions adopted since the first units in the mid-nineteenth century to the present days, have standard design features. Space solutions adopted in each historical moment materialized pedagogical practices and the current educational policies. In past centuries, school buildings, deployed in urban centres, dialogued with the surroundings expressing their value as benchmarks that sociocultural and political context. However, many of these buildings still remain in use, still with the same educational original function. From the joint application of concepts, methods and research tools related to assessment of the built environment, this research seeks to verify the adaptability of use conditions in a elementary school of Eclecticism Republican. Through the enhancement of school property and his memory, justify and condition, from a set of projective guidelines, the spatiotemporal permanence of this institution. As a result, we can see that overall the school architecture does not argue with the goals of education, key to their spatiotemporal permanence and social value. 
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