Mais informações

SANTOS, E. et al. Da geometria cotada ao modelamento 3D: Projeto didático. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 5., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. p. 1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 4

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 2

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 8
Índice h: 2  
Co-autores: 13

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 1

ALEXANDRE KAWANO
Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 12 (Com arquivo PDF disponíveis: 10)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 3

Resumo

Projetos didáticos têm sido usados há alguns anos nas disciplinas de Desenho da Escola Politécnica da USP com a finalidade de motivar os estudantes e praticar os conceitos teóricos ministrados. Este artigo traz um pequeno histórico dos projetos anteriores e apresenta a proposta mais recente dirigida aos alunos na disciplina de Desenho para Engenharia I. Trata-se do projeto simplificado de uma linha de transmissão de alta tensão que procura enfatizar o uso das ferramentas gráficas convencionais, apesar de ser executado em sistema CAD. As atividades do projeto envolvem desde a Geometria Cotada até o Modelamento Tridimensional.

Abstract

Didactic projects have been used for some years in the Drawing courses at Escola Politécnica of University of São Paulo for motivating students and to practice taught theoretical concepts. This paper presents a small overview of past projects and reports the most recent project proposal addressed to the students of the Engineering Drawing I course. It is about the simplified design of an electrical power transmission line. Its emphasis is on conventional graphic techniques, although it is developed in a CAD system. Project activities go from topographic surfaces to 3D Modeling.

-