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VANDERLEI, Romel Dias; GIONGO, José Samuel. Análise de características mecânicas do concreto de alta resistência. In: SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 4., 2000, São Paulo. Anais… São Paulo: USP, 2000.
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Resumo

Neste trabalho, são expostas as análises da resistência à tração e do módulo de elasticidade, frutos de pesquisa realizada em pilares de CAR submetidos a flexo compressão, onde colheram-se vários dados através de ensaios em corpos-de-prova cilíndricos de dimensões 100mm x 200mm. No entanto, na falta de dados experimentais, pode-se recorrer a modelos matemáticos propostos na bibliografia que representam aproximadamente tais parâmetros. Este estudo comparou os resultados obtidos experimentalmente com valores relativos a aproximações matemáticas propostos na literatura e em normas técnicas. As expressões analisadas para a resistência à tração foram as propostas pela NBR 6118 (1978), Revisão NB-1 (1999), CEB-FIP (1991), NS 3473E (1992) e CARRASQUILLO et al. (1981). Para a análise do módulo de elasticidade, foram consideradas as expressões indicadas pela NBR 6118/78, Revisão NB-1 (1999), ACI 318 (1995), CEB-FIP (1991), NS 3473E (1992) e CARRASQUILLO et al. (1981). Observou-se que as expressões propostas por CARRASQUILLO et al. (1981) e pela NS 3473E (1992), prevêem com boa precisão a resistência à tração do concreto de alta resistência, e as equações da NBR 6118 (1978), Revisão NB-1 (1999) e do CEB-FIP (1991) apresentaram valores acima dos experimentais. Com relação a previsão do módulo de elasticidade, constatou-se que as equações propostas pelo ACI 318 (1995) e pela Revisão NB-1 (1999) foram as que melhor se aproximaram dos resultados experimentais, juntamente com a de CARRASQUILLO et al. (1981) e do CEB-FIP (1991), o qual apresentaram valores pouco menores que os experimentais. A expressão da NBR 6118 (1978) não mostrou boa precisão.
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