Mais informações

AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen; BASTOS, Leopoldo Eurico Gonçalves. Qualidade de vida nas escolas : produção de uma arquitetura fundamentada na interação usuário-ambiente. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL PSICOLOGIA E PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRN, 2000. p. 214 - 222.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 10

Resumo

Esse artigo procura refletir acerca da adequação dos ambientes escolares, considerando que existe uma lacuna entre os métodos usualmente desenvolvidos no processo do projeto escolar e as filosofias educacionais, resultando em ambientes inadequados - com perda da qualidade e identidade, negligenciando os valores e expectativas dos usuários. Pretende-se, então, acentuar a necessidade de uma abordagem coletiva e interdisciplinar, estabelecendo um compromisso entre o ambiente físico e a filosofia educacional, na qual arquitetos e educadores deverão compartilhar experiências a fim de produzir uma arquitetura mais representativa das relações pessoa-ambiente.

Abstract

The purpose of this article is to examine the adequacy of school environments, considering the gap between the methods usually employed to project a school building and the educational philosophies. Most projects of school buildings result in inadequate environments that lack quality and identity, since they neglect the users' values and expectations. Our aim is, therefore, to emphasize the need of a collective and interdisciplinary approach, so as to establish a compromise between the physical environment and the educational philosophy adopted. In this approach, architects and educators share their experience so as to produce a design that is more representative of the person-environment relationship.
-