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Martins, Ana; KANASHIRO, Milena. Proposta para uma cidade ciclável: o caso de Paraguaçu Paulista-SP. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 7., 2009, Maringá. Anais... Maringá, 2009.
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Resumo

A bicicleta como uma das soluções de meio de transporte é um assunto discutido atualmente em vários países, vinculado às questões de sustentabilidade e mobilidade urbana. De acordo com dados do SeMob (2007), existe uma frota no Brasil com cerca de 75 milhões de bicicletas sendo o veículo individual mais utilizado nos pequenos centros urbanos do País, principalmente em cidades com menos de 50 mil habitantes. Este é o caso da cidade de Paraguaçu Paulista, que segundo o levantamento do DENATRAN- Departamento Nacional de Trânsito (2008) identificou um número aproximado de 18.500 bicicletas na cidade. Por outro lado, o número de veículos licenciados era de 14.958. O estudo apresenta um processo de análise e de proposta para a implantação de uma rede ciclável na cidade de Paraguaçu Paulista. Optou-se pelas seguintes estratégias para a definição da rede: contagem volumétrica de fluxos, questionários distribuídos para os jovens e trabalhadores, levantamento de dados e análise das características gerais da cidade. A proposição define 4 (quatro) categorias de ciclovias: Perimetral, Distribuidora, Local e Rotas Lazer/Distrito. Foi adotado o modelo de ciclovias e ciclofaixas bidirecionais. Outra definição das vias, a fim de proporcionar a melhor adequação, foi a classificação em Residencial/Comercial; Limite de velocidade; Categoria de veículos com trânsito permitidos na via. Além das adequações dos perfis das vias com a inserção das ciclovias, foram propostos os cruzamentos, paraciclos e os estacionamentos para as bicicletas. A proposta demonstra uma metodologia de adequação em uma malha viária existente de uma rede de ciclovias. Reforça a necessidade de procura de soluções de mobilidade urbana em várias cidades de pequeno e médio porte, principalmente nas quais as bicicletas são um dos modais mais utilizados.
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