Mais informações

GODOY, Eduardo Henrique Pinheiro de. Contrapisos de argamassa de cimento Portland e polímeros como camada promotora da estanqueidade de pisos de edifícios. Orientação de Mercia M. S. Bottura de Barros.180pTese (Pós-graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Com arquivo PDF disponíveis: 2)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Novas tecnologias construtivas para promover a estanqueidade dos pisos do pavimento tipo de edifícios estão disponíveis no mercado. A execução do contrapiso com uma argamassa de cimento Portland e areia na qual são adicionados polímeros durante a mistura é uma dessas tecnologias e vem sendo amplamente utilizada pelas empresas de construção de edifícios. A argamassa é aplicada sobre o substrato, normalmente uma laje estrutural, em áreas molháveis como banheiros e sacadas, tanto com as funções do contrapiso tradicional quanto de camada promotora da estanqueidade. No entanto, o meio técnico, no Brasil, ainda não domina a tecnologia de produção do contrapiso com essa argamassa. Em conseqüência deste fato, o método de execução é empírico, ora originando um aumento dos custos e do desperdício, ora apresentando um deficiente desempenho. Frente a essa realidade, a pesquisa aqui proposta tem como objetivo avaliar o desempenho das argamassas modificadas com polímeros e dos contrapisos que as utilizam, realizando-se estudos com diferentes relações cimento/agregado, com diferentes teores e tipos de polímeros e com diferentes técnicas de preparação da base, sendo que os polímeros utilizados são o acrílico, o estireno - butadieno (SBR) e o poli(acetato de vinila) (PVAc). Ao final, espera-se obter, através da análise dos resultados de ensaios, parâmetros para a produção dessas argamassas e para execução do contrapiso com essas argamassas, de maneira que se defina o desempenho potencial do contrapiso.

Abstract

New technologies to improve the watertightness of internal building areas, susceptible to wetting and moisture, are available in the market. The production of screeds made of ordinary Portland cement mortar modified by the addition of polymers to fresh mortar is one of these technologies and has been recently applied in building constructions in Brazil. Unfortunately, in Brazil the professionals involved do not control this technology, what have caused the use of empirical methods, raised the production costs and wastes and a deficient performance. This research intends to evaluate these mortar's performance as much as the screed performance. The latexes to be used are based on three kinds of polymers: styrene acrylic, styrene-butadiene rubber (SBR) and polyvinyl acetate (PVAc). At the end of this research, by means of the results comparison, it obtained parameters to mortar proportioning and screed production so that it potentials performance can be defined.
-