Mais informações

PAULINO, Ana Adalgisa Dias; FREITAS, Ana Augusta Ferreira de; HEINECK, Luiz Fernando Mahlmann. Uma análise da consistência do valor atribuído a características residenciais em pesquisa de dados no mercado imobiliário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS, 8., 1995, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 1995. p. 442-447.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 27 (Com arquivo PDF disponíveis: 11)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 28 (Com arquivo PDF disponíveis: 12)
Citações: 19
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho descreve uma sistematização das preferências, desejos ou necessidades dos clientes potenciais de apartamentos de edifícios. Estas preferências estão expressas em 4 enquetes com níveis de detalhes crescentes, a saber: a) Identificação da tipologia do imóvel (número de dormitórios, existência de garagens, atributos especiais identificados com a tendência da moda do mercado, como sacada com churrasqueira, quartos reversíveis, etc.) ; b) Variáveis associadas a valorização do imóvel em modelos de avaliação da formação do valor no mercado habitacional: localização, área, número de blocos, condições de financiamento, entre outros) ; c) Explosão dos atributos do imóvel em seus componentes e características geométricas, a partir de uma listagem obtida em briefings de projeto arquitetônico contendo cerca de 200 atributos que um imóvel pode conter; d) Reunião dos atributos acima em quatro grandes categorias tipológicas, correspondentes ao tamanho da área privativa, a qualidade e quantidade dos equipamentos da área de lazer, padrão do prédio, apartamento e seus acabamentos, e quantidade de equipamentos incorporados a unidade habitacional. Através de cruzamento estatístico das informações presentes nas quatro enquetes acima e possível demonstrar o ranking das preferências dos clientes potenciais, como atestar se as respostas a cada enquete em separado, no caso conduzidas durante a realização de um Salão de Imóveis em Florianópolis, são consistentes.
-