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BINS ELY, Vera Helena Moro; dischinger, Marta. Acessibilidade nos espaços públicos urbanos como tema inovador no ensino de arquitetura. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO EM PROJETO DE ARQUITETURA, 2003, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2003.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 12 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 61
Índice h: 4  
Co-autores: 118

Resumo

Nesse artigo são apresentados e desenvolvidos os objetivos, os resultados e desdobramentos obtidos a partir da introdução de um tema de projeto inovador – a acessibilidade dos espaços públicos urbanos - para alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. O conceito de acessibilidade, em seu sentido amplo, significa a possibilidade de participação nas atividades urbanas por todos cidadãos, incluindo aqueles que sofrem algum tipo de restrição, tais como, portadores de deficiência, idosos, crianças e gestantes. A importância do tema, sua novidade e complexidade levaram ao desenvolvimento de metodologias de ensino onde a participação da comunidade, representada por associações de pessoas portadoras de deficiência e técnicos de planejamento do poder público, e o estudo de situações reais, no caso o centro histórico de Florianópolis, ocuparam um espaço central no processo de aprendizado. Esta experiência de ensino propiciou aos alunos uma visão diferente sobre as pessoas portadoras de deficiência como cidadãos e o desenvolvimento de uma consciência ética em relação à aplicação do conhecimento técnico na prática profissional. Para os professores esta experiência serviu como precursora de ações posteriores de pesquisa e extensão sobre acessibilidade e Desenho Universal.

Abstract

In this article we present the objectives, results and unfolding actions, which derive from the introduction of an innovative subject – the accessibility of public urban spaces – for students of architecture and urbanism of the Federal University of Santa Catarina. A broader concept of accessibility means the possibilities of participation in urban activities by all citizens, including those who present some form of restriction such as disabled persons, elderly, children and pregnant women. The theme relevance, its novelty and complexity led to the development of special teaching methodologies. A central role in the learning process was given to the participation of the community, represented by associations of impaired persons and urban planning technicians, and the study of real situations located in the historical center of Florianópolis. This experience conveyed to the students a different vision of impaired persons as citizens and the development of an ethical attitude regarding the use of technological knowledge in the professional practice. For the teachers the experience constituted the foundations on which future actions of research and practical projects in the field of accessibility and Universal Design could stand.
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