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Guedes, Cherliton; Reis, Jeselay; belincanta, Antonio. Influência da velocidade de carregamento na determinação da capacidade de carga de estacas pré-moldadas de pequeno diâmetro. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 6., 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2007.
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Resumo

O melhor método para avaliação do comportamento mecânico de um sistema solo-estaca consiste em provas de carga do tipo estática, cujos procedimentos de ensaio mais utilizados no Brasil são os ensaios de carga constante de carregamento lento (SML-Slow Maintained Load) e rápido (QMLQuick Maintained Load). A adoção do tipo de ensaio depende de critérios próprios de cada projetista e da sua finalidade. No meio geotécnico, existe uma grande divergência na utilização e na aplicação de critérios para definição do tipo de carregamento de cada ensaio, sendo que alguns pesquisadores e projetistas defendem que o comportamento estático só é possível com incrementos muito pequenos, aplicados em estágios de longa duração. Enquanto que outros esquisadores argumentam que a ruptura não consiste em um fenômeno estático e, portanto, a capacidade de carga poderá ser determinada através do carregamento rápido. Neste contexto, este trabalho analisa a influência da velocidade de carregamento no valor da capacidade de carga de estacas pré-moldadas de concreto armado de pequeno diâmetro, obtidos através de provas de carga estática do tipo lenta e rápida executadas em uma estaca-teste de pequeno diâmetro cravada no local da implantação do C.A.I.C. – Centro de Atendimento Integral à Criança, localizado no Campus Sede da Universidade Estadual de Maringá-Pr.
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