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Cambraia, Fabrício; FORMOSO, Carlos; SAURIN, Tarcísio. Diretrizes para identificação, análise e disseminação de informações sobre quase-acidentes em canteiros de obras. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 8, n. 3, jul./set. 2008. Edição geral.
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Resumo

Os quase-acidentes constituem em uma das principais fontes de informações ró-ativas para a gestão da segurança. São eventos mais freqüentes que cidentes e suas causas podem potencialmente gerar acidentes sob ircunstâncias levemente diferentes. Na literatura existe uma escassez de as características desses eventos, assim como a sua utilização na gestão da segurança. Este artigo propõe diretrizes para identificação, análise e disseminação de informações sobre quase-acidentes na gestão da segurança de canteiros de obras. A partir do estudo em uma obra de construção de um hospital, foram registrados 122 quase-acidentes, sendo que 110 desses registros foram coletados através do envolvimento formal dos operários. Os eventos foram analisados segundo cinco categorias: (a) natureza; (b) agente causador; (c) retroalimentação positiva ou negativa ao sistema de gestão; (d) prioridade, em função do risco intrínseco a cada evento; e (e) rastreabilidade do evento. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que 86,7% dos eventos foram de retroalimentação negativa e 12,7% dos eventos foram não rastreáveis - significa que não houve informações suficientes para investigação das causas. O artigo também apresenta propostas de diretrizes para implementação de um sistema de informações contendo três etapas básicas: identificação e registro dos eventos (entrada), análise dos mesmos (processamento) e difusão das informações (saída).

Abstract

Near misses are well-known as a major source of proactive information for safety management. They are more frequent events than accidents and their causes may potentially result in an accident under slightly different circumstances. In the literature there are very few studies that investigate the characteristics of near misses in the construction industry, as well as its use in safety management. This article proposes guidelines for identifying, analyzing and disseminating information on near misses in construction sites. Based on an empirical study carried out in the construction of a hospital, 122 near misses were documented – 110 of them were identified by encouraging workers to formally report those events. The near misses were classified into five categories: (a) nature; (b) causal agent; (c) whether they provided positive or negative feedback for the safety management system; (d) priority, based on the risk associated with the event; (e) whether or not it was possible to track down the event. Among the main results, it must be pointed out that 86.7% of the events provided negative feedback and 12.7% of them were not possible to track down, which means that there was not enough information for investigating the causes of those events. Moreover, this study proposes set of guidelines for devising and information system for near misses, encompassing three stages: identification and registering of near misses (inputs); analysis of the events (processing); and information diffusion (outputs).
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