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CASTRO, César Augusto Alves de; Motta, Laura Maria Goretti da; CONSTANTINO, Rômulo Santos. Tratamento antipó para rodovias de baixo volume de tráfego. In: CONGRESSO DE ENGENHARIA CIVIL, 5., 2002, Juiz de Fora. Anais…Juiz de Fora: UFJF, 2002.
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Resumo

Cerca de 90% da malha viária do Brasil não é pavimentada. Neste percentual destacam-se as rodovias de baixo volume de tráfego, as quais acarretam enormes gastos aos cofres públicos com manutenções periódicas e, por outro lado, o pouco tráfego e a escassez de recursos, inviabilizam a execução de revestimentos mais nobres que resolvessem o problema por um tempo maior.Dentro deste contexto, o presente trabalho aborda uma tecnologia de baixo custo, denominada Tratamento Antipó, que consiste em um revestimento asfáltico delgado, de elevado efeito impermeabilizante, que elimina a poeira e a lama e melhora as condições de rolamento da via. Este tratamento de superfície já vem sendo usado em alguns estados do país de maneira convencional, utilizando como ligantes betuminosos o asfalto diluído (em tempos passados) e a emulsão asfáltica. Neste trabalho apresentam-se resultados de avaliações em trechos, construídos em um município do Estado do Paraná, onde se utilizou como ligante uma emulsão à base de óleo de xisto.
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