Mais informações

ATANÁSIO, Veridiana. Introdução de um modelo analítico do fenômeno da iluminação natural na arquitetura em um ambiente virtual de aprendizagem. 227fDissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Habilidades e conhecimentos sobre o projeto adequado de iluminação natural são reverenciados ao longo da história da arquitetura. As considerações a respeito da luz influenciam todo o processo de projeto e incorporam ambas considerações conceituais e estéticas tão bem quanto considerações técnicas. Atualmente percebe-se uma má qualidade das condições de iluminação natural em grande parte das edificações. Apesar do avanço em pesquisas e aparatos tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, nota-se que existem barreiras que dificultam a integração destes no projeto arquitetônico de modo satisfatório. Objetiva-se com esta pesquisa desenvolver um ambiente de aprendizagem visando promover a compreensão do aluno sobre o fenômeno da iluminação no que se refere à propagação da luz e as modificações ocorridas ao longo desta que envolvem as principais variáveis arquitetônicas. O desenvolvimento de ambientes virtuais nos últimos anos tem servido para implementar diversos projetos educacionais nas mais variadas áreas. As múltiplas possibilidades oferecidas estão hoje diretamente relacionadas à flexibilidade que caracteriza os programas. Com este método de aprendizagem objetiva-se o entendimento no que concerne às bases dos fenômenos físicos que se refere à iluminação natural possibilitando uma base de conhecimento mais sólida e, conseqüentemente, o melhor aproveitamento da luz natural no projeto arquitetônico.

Abstract

Skills and knowledges about the suitable daylighting design are bowed throught the architecture history. The considerations regarding the light influence all the design process, and incorporate both conceptual and aesthetic considerations as well as technical considerations. Currently a low quality of the daylighting is realized in most of buildings. Although the researches and technological equipaments have occurred in the last decades, barriers that make their inclusing difficult into the architecture design are perceived. The objective of this research is to unfold a learning environment, aiming the promotion of the student understanding about the lighting phenomenon, which refers the propagation and modifications occurred along itself that the main archictetural variables are involved. The virtual environments development has served to implement several educational designs in different areas on the last decades. The multiple possibilities offered today are directly related to flexibility that characterize the programs. Throught this learning method, it’s aims the understanding about daylighting’s phisics phenomenon possibiliting an understanding’s base of daylighting use in buildings projects.
-