Mais informações

KUREK, Juliana et al. O balanced scorecard aplicado à indústria da construção. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: ANTAC, 2005.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 7

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

As empresas em geral, inclusive as do setor da construção, ao definirem suas estratégias sejam diferenciadas por obra, empreendimento ou genéricas, limitam o processo estratégico no momento em que o controle de seus planos operacional e estratégico utilizam apenas dados financeiros para avaliar o desempenho. Os indicadores de desempenho são padronizados pela inércia administrativa do setor, de onde saem informações que se resumem em retorno operacional, BDI alcançado, prazo de entrega efetivo e quando muito uma verificação pontual da satisfação do consumidor final. Os riscos de se considerar apenas os resultados econômicos a curto prazo podem causar uma dissonância com as estratégias de longo prazo da empresa. Pelo Balanced Scorecard os resultados estratégicos são os voltados para os objetivos estratégicos relacionados e que irão posicionar a empresa em relação às várias perspectivas, inclusive a financeira. Nesse sentido, o trabalho propõe a utilização do BSC como ferramenta de medição e avaliação de desempenho para empresas construtoras, uma vez que tal ferramenta baseia-se na utilização de um conjunto de indicadores de desempenho, que retratam a performance passada e guiam o desempenho futuro de uma organização, com vistas à missão e aos objetivos de longo prazo da organização.

Abstract

The companies in general, also of the sector of the construction, when defining its strategies are differentiated by building site, enterprise or generic, they limit the strategical process at the moment where the control of its plans operational and strategical only uses given financial to evaluate the performance. E, still thus, the performance pointers are standardized for the administrative inertia of the sector, where they leave information that if summarize in operational return, reached BDI, effective stated period of delivery and when very a prompt verification of the satisfaction of the final consumer. The risks of if considering only the economic results shortterm can cause a distinct with the strategies of long stated period of the company. For the Balanced Scorecard the strategical results are the come back ones toward the related strategical objectives and that they will go to locate the company in relation to the some perspectives, also the financier. In this direction, the work considers the use of the BSC as tool of measurement and evaluation of performance for construction companies, a time that such tool is based on the use of a set of performance pointers, that they portray the performance last and they guide the future performance of an organization, with sights to the mission and the objectives of long stated period of the organization.
-