Mais informações

TEIXEIRA, Fábio Gonçalves et al. Desenvolvimento de ambiente de aprendizagem hipermídia: HyperCAL GD para ensino de geometria decritiva básica. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 6
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

As disciplinas de expressão gráfica, de um modo geral, e a Geometria Descritiva, em particular, têm como objetivo o desenvolvimento de habilidades que envolvem o raciocínio espacial e a representação de objetos em meio bidimensional. O processo de aprendizagem destas habilidades pode ser difícil, dependendo das metodologias e tecnologias utilizadas, daí a necessidade de investigar e implementar novas formas de abordagem dos conceitos relacionados a estas disciplinas. Atualmente, os recursos disponibilizados pela tecnologia da informação têm significativo potencial para o desenvolvimento de metodologias inovadoras para o ensino. A forma de explorar estes recursos deve ser consequência dos conteúdos a serem estudados. No caso da Geometria Descritiva Básica, que contempla o estudo do Ponto, da Reta e do Plano e métodos descritivos, segundo o sistema meongeano, destaca-se o uso de modelos virtuais apresentados em animações 2D, 3D e VRML, compilados juntamente com textos explicativos dentro de páginas HTML, formando um ambiente de aprendizagem hipermídia. Esta iniciativa decorre da experiência na elaboração e utilização de um ambiente semelhante dirigido ao estudo de superfícies segundo a Geometria Descritiva, o qual é utilizado em sala de aula desde 1999, nos cursos de Engenharia da UFRGS. O ambiente de aprendizagem (HyperCAL GD ) para Geometria Básica será utilizado em sala de aula a partir do segundo semestre de 2003, no momento está em fase de desenvolvimento no NCA – Núcleo de Computação Gráfica Aplicada da Faculdade de Arquitetura da UFRGS.

Abstract

Generally the graphic representation’s disciplines and specifically Descriptive Geometry have the objective to develop the skills that involved the spatial thinking and the object’s description on the bi dimensional way. The learning process about these skills can be difficult, depends of methodologies and technologies used, because this exist the necessity of investigation and increasing new approaches for the concepts related to these disciplines. In present time, the resources to offer by information technology have a potential for develop innovatory methodologies for learning. The way for exploration these resources should be consequence of the concepts that will study. The Basic Descriptive Geometry contemplates the study of the Point, the Line and the Plane and descriptive methods, accordant the Monge’s system. The hypermedia learning environment presents these subjects emphasizing the use of virtual models, trough the 2D, 3D animations and VRML, compiled with explanation’s texts in the HTML pages. This initiative is consequence of the elaboration of the learning environment to study surfaces accordant Descriptive Geometry, which have been using in class since 1999, in the Engineering Courses at UFRGS. The Learning Environment, calls HyperCAL GD , for Basic Geometry will use in class in the second semester of 2003, in this moment, it is in development in the NCA – Núcleo de Computação Gráfica Aplicada in the UFRGS’ Faculty of Architecture.
-