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GRIGOLETTI, GIANE DE CAMPOS; TAMIOSSO, Cíntia Dornelles Pereira. Avaliação da disponibilidade de iluminação natural em salas de aula de instituição no sul do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 39
Índice h: 3  
Co-autores: 64

Resumo

O estudo trata da avaliação da disponibilidade de iluminação natural em duas salas de aula de uma instituição de ensino localizada em Santiago, interior do RS. A avaliação incluiu medições in loco dos níveis de iluminância, para abril, junho, agosto e dezembro, tomando como referência a NBR 8995; e a opinião dos usuários com aplicação de questionário sobre sua percepção momentânea da iluminação natural, para dias próximos às medições. Foram calculados os coeficientes de contribuição de iluminação natural, CIN, segundo a NBR 15.215-3. Os resultados demonstram que os níveis de iluminância são bem superiores ao valor recomendado na maioria dos pontos e dias de medições. Os usuários demonstraram, em sua maioria, satisfação momentânea com as condições de iluminação natural, porém insatisfação com a incidência direta de radiação solar sobre mesas, em agosto e dezembro, e insatisfação com a impossibilidade de controle da luz natural. A inexistência de valores de referência para o CIN para condições de céu locais demonstra ser necessário um esforço para encontrar padrões nacionais. Palavras-chave: Iluminação natural. Salas de aula. Medições. Opinião dos usuários.

Abstract

This study aims the evaluation of daylighting disponibility in two classrooms in a educational institution located in Southern Brazil. In situ measurements of illuminance levels were carried during April, June, August and December. NBR 8995 was used as reference for lower indoor illuminance level; occupants were surveyed about their perception of daylighting. The coeficient of natural illumination contribution, CIN, was calculated according to NBR 15.2153. The findings demonstrated that illuminance levels were higher than the reference value for classrooms considering the measured period. Occupants demonstrate satisfaction but related problems with direct solar radiation on tables during August and December. They were dissatisfied with the lack of control system for daylighting. CIN presented excessive variability among measured points and days. The lack of local standardized values for CIN demonstrates an effort is required to find national references for this parameter. Keywords: Daylighting. Classrooms. Measurements. Occupants’ perception. 
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