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VIVANCOS, A. G.; CARDOSO, F. F. Reflexos da implementação de sistemas de gestão da qualidade na organização e no meio ambiente de trabalho de empresas construtoras de edifícios. In:ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., 2000, Salvador. Anais... Salvador: ANTAC, 2000. p. 674 - 681.
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Número de Trabalhos: 12 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 20
Índice h: 3  
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Resumo

Diante de novos condicionantes setoriais, diversas empresas construtoras de edifícios tem visualizado a Gestão da Qualidade como uma ferramenta capaz de promover mudanças organizacionais que resultem em aumento da sua eficiência gerencial e produtiva. De fato, entende-se que a implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) tem impactos sobre as estruturas organizacionais e sobre o meio ambiente de trabalho. A partir do estudo de oito empresas construtoras de edifícios que estão implementando seus SGQ, observaram-se transformações em suas estruturas organizacionais, as quais tem reflexos também no meio de ambiente de trabalho. Os principais impactos observados foram: uma melhor definição de cargos e funções e de autoridades e responsabilidades; a intensificação do hábito da realização de reuniões e da participação dos funcionários na discussão dos problemas da empresa; a melhoria dos sistemas de comunicação e de informações; e uma tendência à descentralização dessas estruturas, tradicionalmente centralizadas em seus proprietários.

Abstract

Due to the new environmental conditions, several building firms are implementing TQM in order to promote organizational changes that should result in managerial and production efficiency improvement. In fact, we believe that TQM implementation impacts the organizational structure and the firm's work environment. We studied eight building firms that are implementing these systems and observed transformations currently occurring in their organizational structures, that had impacts also in the work environment. The most remarkable impacts seen are: better role, authority and responsibility definition; intensification of the habit of doing meetings and of the engagement of the workers in the discussion of the firms' problems; improvement of communication and information systems; and tendency to decentralization of the structures, traditionally centralized in the owner.
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