Mais informações

SHIMIZU, J. Y.; CARDOSO, F. Os processos gerenciais internos de empresas subempreiteiras do subsetor edificações da região metropolitana de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2002, Foz do Iguaçu. Anais... Foz Do IguaÇu: ANTAC, 2002. p. 1997-2006.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 12 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 20
Índice h: 3  
Co-autores: 29

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 5

Resumo

Devido às recentes transformações de diferentes ordens (tecnológicas, econômicas, legais etc.) no setor da construção, os subempreiteiros (agentes especialistas na execução de um serviço específico, fornecendo mão-de-obra, além de materiais, equipamentos, ferramentas ou projetos) têm desempenhado um papel cada vez mais importante. A pesquisa estudou os processos gerenciais por eles praticados, identificando tanto os processos que são efetivamente praticados como os que são desejados pelos subempreiteiros. Eles foram reunidos em seis grupos: planejamento e gestão, marketing, administrativo-financeiro, técnico-comercial e avaliação da satisfação do cliente contratante. Em relação aos subempreiteiros pode-se dizer: suas vontades estão subordinadas às vontades das construtoras, seu nível organizacional é baixo e a preocupação com a qualidade não é efetiva. Outras constatações verificadas na pesquisa: o mercado privilegia apenas o preço e inexistem relações de parceria entre empresas construtoras e subempreiteiras.

Abstract

Owing to recent transformations of different orders (technological, economical, legal, etc.) in the construction sector, the subcontractors (specialist agents in the execution of a specific job, supplying man power, beyond materials, equipment, tools or designs) have been playing a more and more important role. The research studied the internal processes of managemental order practiced by them, identifying those that are effectively practiced and the ones that are desired by the subcontractors. They have been gathered in six groups: planning and management, marketing, administrative-financier, technician-advertising and evaluation of the contracting customer’s satisfaction. In relation to the subcontractors it can be said: they are subordinated to the wills of the constructors, the organizational level is low and the concern with quality is not effective. Other conclusions verified in the research: the market focuses only the price and there are no relations of partnership between construction and subcontractors.
-