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FORMOSO, Carlos T.; LIMA, Lisiane. Proposta de uma sistemática para o processamento de requisitos do cliente de empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS). ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
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Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
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Resumo

Muitos estudos têm apontado a importância do processamento dos requisitos do cliente e as dificuldades para sua implementação na indústria da construção devido à natureza complexa de seus produtos. No Brasil, novas formas de provisão habitacional geram inovações na relação entre organizações governamentais e não-governamentais e os usuários finais, resultando em uma complexa rede de interesses. Na habitação de interesse social (HIS), os usuários finais raramente participam diretamente do processo de desenvolvimento do produto (PDP) e, por essa razão, suas necessidades e requisitos, geralmente, não são adequadamente considerados pela equipe de projeto. Isso requer mudanças radicais na forma como o PDP é gerenciado. Esse artigo apresenta um estudo de caso sobre o gerenciamento de requisitos no Programa de Arrendamento Residencial (PAR), atualmente um dos programas mais importantes para a provisão da HIS no Brasil. O estudo enfatiza a tarefa de processar os requisitos do cliente nesse contexto baseado no desenvolvimento de dispositivos visuais e na adaptação da matriz da qualidade. Dispositivos visuais e ferramentas têm sido utilizados para auxiliar o processamento e a análise de dados, e a aplicação parcial do quality function deployment (QFD). Com base nessa discussão, as limitações e os benefícios das ferramentas propostas para o processamento de requisitos no contexto da HIS são apresentados, considerando as peculiaridades deste produto em termos de geração de valor.

Abstract

Several studies have pointed out the importance of the client requirement processing and the difficulties for implementing it in theconstruction industry due to the complex nature of its products. In Brazil, new forms of housing provision have resulted in innovations on the relationship between governmental and non-governmental organizations and the final users, resulting in a complex net of interests. In the low-income housing sector, the final users rarely take part directly in the product development process and for this reason their needs and requirements in general are not properly considered by the design team. This demands radical changes on the way the product development process is managed. This paper presents a case study on the management of requirements in the Residential Leasing Program, currently one of the most important programs for low-income housing provision in Brazil. The study emphasizes the task of processing client requirements in this context based on visual displays development and on the house of quality adaptation. Visual displays and tools have been used to support data processing and analysis, including the partial application of quality function deployment (QFD). Based on this discussion, the limitations and benefits of the proposed tools for requirement processing in the context of low-income housing are pointed out, considering the peculiarities of this product in terms of value generation.
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