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FIGUEIREDO FILHO, Jasson Rodrigues de et al. Estudo de pavimentos de lajes pré-moldadas : determinação das reações nas vigas do contorno. In: JORNADAS SUDAMERICANAS DE INGENIARIA ESTRUCTURAL, 29., 2000, São Paulo. Anais… São Paulo, 2000.
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Resumo

Estudos de pavimentos de concreto armado e pretendido têm sido realizados no Departamento de Engenharia Civil da UFSCar, em particular os de lajes pré-moldadas, analisando-se aspectos teóricos e experimentais. Os sistemas estruturais usuais de pavimentos executados com lajes pré-moldadas dispensam as fôrmas e equipamentos especiais, são de fácil manuseio, transporte e montagem, requerem pouco escoramento, e, se bem dimensionados e executados, comportam-se adequadamente e com segurança, com um custo relativamente baixo. Por essas razões têm sido cada vez mais empregados, mas vários aspectos ainda não estão devidamente solucionados, entre eles a determinação da reação das lajes nas vigas do contorno do pavimento. As vigas em que os elementos pré-moldados se apoiam é que recebem a maior parte da carga, sendo que muitos projetistas admitem carga apenas nelas, não considerando qualquer ação proveniente da laje nas vigas paralelas às nervuras. Isso seria correto apenas se não houvesse a capa de concreto, pois ela confere rigidez ao pavimento na outra direção (ainda que pequena), propiciando que as vigas na direção das nervuras também recebam uma parcela da carga. Vários fatores influem na distribuição das reações, entre eles vãos, espessura da capa em relação à altura das nervuras, deslocabilidade das vigas, fissuração, etc. O objetivo é determinar as reações em todas as vigas, aumentando a segurança e durabilidade da edificação. Para diversas situações foi calculada a ação das nervuras nas vigas de pavimentos retangulares; concluiu-se que em muitos casos a parcela da carga transferida para as vigas paralelas às nervuras é bastante significativa, chegando em algumas situações a valores em torno de 35% do carregamento total aplicado sobre o pavimento, o que mostra que projetos e construções têm sido feitos com segurança menor do que a requerida.
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