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FIGUEIREDO FILHO, Jasson Rodrigues de; FURLAN JUNIOR, Sydney; CARVALHO, Roberto Chust. Momentos fletores em lajes apoiadas em vigas deslocáveis. In: JORNADAS SUDAMERICANAS DE INGENIARIA ESTRUCTURAL, 29., 2000, São Paulo. Anais… São Paulo, 2000.
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Resumo

A análise de pavimentos de edifícios é feita, classicamente, para cada elemento componente. Em um sistema de lajes e vigas, analisam-se isoladamente as lajes, considerando-as como placas de pequena espessura apoiadas no contorno em vigas que são admitidas como indeslocáveis. Supõe-se ainda que: a) as vigas estão apoiadas em pilares indeformáveis verticalmente; b) as placas são constituídas de material elástico, isótropo, linear e têm pequenos deslocamentos; c) a rotação dos contornos da placa ou é livre ou totalmente impedida; d) as ações da placa nas vigas são uniformemente distribuídas e determinadas a partir da área de influência de cada uma e do tipo de ligação entre placa e viga. Um projeto assim executado apresenta resultados certamente distantes daqueles obtidos com um cálculo mais próximo do real. Neste trabalho são calculados momentos fletores em diversas lajes através do processo de analogia de grelhas e dos elementos finitos, em que o pavimento é tratado integralmente, sem a discretização em lajes e vigas e sem considerar as vigas indeslocáveis. Também foram calculadas placas elásticas com séries (método clássico), por meio das tabelas de BARES (1972), adaptadas para coeficiente de Poisson v=0,2. Nos dois últimos métodos foram analisadas apenas placas isoladas. Várias alturas de vigas foram empregadas, representando-se desde situações próximas às de lajes sem vigas até aquelas em que elas podem ser consideradas como indeslocáveis. Quase sempre o método clássico apresenta resultados inferiores aos obtidos por analogia de grelhas e elementos finitos; entre estes dois, o dos elementos finitos apresenta valores menores. É possível concluir que para pavimentos retangulares o método da analogia de grelhas é mais adequado. Também os momentos fletores nas lajes em todos os pavimentos estudadas, em maior ou em menor medida, diminuem com o aumento da rigidez das vigas.
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