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SIQUEIRA, Jelson Antonio Sayeg de; GALLO, Mário; VIEIRA JUNIOR, Luiz Prado. Método construtivo empregado para execução da viga de sustentação dos túneis de vias da estação Vila Madalena do metrô de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 40., 1998, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: IBRACON, 1998.
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Resumo

A Estação Vila Madalena é, basicamente, constituída por duas estruturas subterrâneas principais. A primeira, localizada na Praça Américo Jacomino, ao lado da Rua Heitor Penteado, foi construída pelo método "cut and cover" invertido. Nesta estrutura, de três pavimentos, estão as salas técnicas, salas operacionais e o mezanino. O mezanino liga-se às áreas externas da estação através de acessos, os quais permitem a comunicação subterrânea entre os dois lados da Rua Heitor Penteado. Contem a barreira de bloqueios entre a área de livre circulação e a "área paga", onde se encontram os acessos às plataformas de embarque e desembarque. O acesso às plataformas se faz por meio de um túnel transversal ao eixo da estação, acima do corpo principal, e por escadas fixas e rolantes para ambas as plataformas
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