Mais informações

ROCHA, José Francisco et al. Viaduto Deputado Luís Eduardo Magalhães : projeto e construção. In:CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 41., 1999, Salvador. Anais… Salvador: IBRACON, 1999.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 434 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O Viaduto Dep. Luís Eduardo Magalhães, situado na Avenida Washington Luís, faz parte do Projeto da Avenida Água Espraiada, a qual fará futuramente a ligação da Marginal do Rio Pinheiros com a Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. Transversalmente o tabuleiro apresenta largura total de 28 m, suficientes para receber duas pistas com 3 faixas de tráfego cada, separador central e passeios laterais. A extensão total compreendendo viaduto e encontros, é de 410 m. A obra apresenta características inéditas e um audacioso projeto estrutural. É constituída de dois grandes capitéis sendo que cada um possui 34,10 m de extensão e 30,30 m de largura e está apoiado em um único pilar central de 4,45 x 4,95 m de seção. O vão central, entre os pilares dos capitéis, possui 72 m e os vãos laterais, entre os capitéis e os encontros, 55,0 m cada. Esses 3 vãos são vencidos por vigas pré-moldadas protendidas, com seção transversal tipo I de 2,20 m de altura e com cerca de 40 m de extensão cada, pesando, individualmente, cerca de 90 toneladas. Uma das principais novidades desta obra é a incorporação do pavimento na laje estrutural, ou seja, a laje superior do viaduto foi executada segundo a conformação e as cotas finais de pavimento acabado, tendo assim a função estrutural e de pavimento. Este trabalho apresenta primeiramente o projeto estrutural do referido viaduto, suas características principais, modelos de cálculo adotados, protensões e o comportamento geral
-