Mais informações

Carvalho, Ramon Silva Ramon Silva; RHEINGANTZ, Paulo Afonso. Contribuições da pós-graduação para o ensino de projeto de arquitetura. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO EM PROJETO DE ARQUITETURA, 2003, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 15 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 16
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este texto refere-se ao trabalho final da disciplina Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ), e tem como tema a pós-graduação e a formação do professor de projeto de arquitetura. Diante das atuais exigências de capacitação do corpo docente das universidades e de uma conseqüente ampliação no número de cursos de Mestrado e Doutorado em Arquitetura no Brasil, questiona-se: quem deve ser o professor/mestre em projeto de arquitetura? Analisar qual é o perfil do professor de projeto e quais os instrumentos necessários para capacitá-lo são os objetivos deste trabalho, que tem como base teórica os escritos de Paulo Freire, Rubem Alves, Boaventura de Souza Santos e de professores de arquitetura pesquisadores do assunto. As análises seguintes poderão fazer-nos refletir que a pós-graduação “strictu sensu” é um importante instrumento na busca pelo aumento da qualidade dos cursos de graduação em arquitetura, formando professores realmente capacitados para produzir conhecimento.

Abstract

This paper aims the post-graduation course and the training of 'architecture design' professors. Facing the current demands of raising competence in the teaching staff at universities and a consequent improvement in the number of Masters and Doctorate Architecture courses in Brazil, a question lies upon us: who is the teacher/professor in architecture design? Analysing the profile of design teachers and the necessary tools to enable their work are the objectives of this paper, which is based on the writings of Paulo Freire, Rubem Alves, Boaventura de Souza Santos and some other architecture professors that gather the researches. The following analysis make us reflect on strictu-sensu post-graduation as an important instrument in the search for the quality of undergraduate students, in architecture faculties, and also of teachers, when constructing their knowledge.
-