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CARNEIRO, Alex Pires. Comportamento de uma escória de ferro-cromo como agregado graúdo de concreto de alto desempenho. 1996,
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 6
Índice h: 2  
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Resumo

Os crescentes estoques de escória nas siderúrgicas vem se tomando um motivo de preocupação por parte dos metalurgistas, com vistas à utilização racional desse subproduto industrial e consequente minimização de um problema ambiental. Por outro lado, tem - se testemunhado nos últimos anos, um aumento no interesse dos estudos de concretos de alto desempenho devido a sua melhor qualificação para uso estrutural. Este trabalho procura contribuir para a melhoria do conhecimento tecnológico do comportamento de uma escória de ferro - cromo como material de construção, proporcionando uma maior compreensão do seu comportamento como agregado graúdo para concreto estrutural convencional e de alta resistência, com uso de microssílica. O estudo foi desenvolvido em corpos de prova de concretos preparados com a escória britada e, como referência, agregado convencional (gnaisse). Diversas relações água/cimento e teores de microssílica foram também utilizadas. As propriedades mecânicas investigadas foram: resistência à compressão, tração na flexão, tração por compressão diametral e o módulo de elasticidade estático para concretos com ambos os agregados (escória e convencional). Descreve-se ainda a composição química da escória, avaliando-se os resultados físicos e mecânicos do material britado para uso em concretos. Alguns aspectos de sua composição são analisados e até o momento, em diversos casos de aplicação prática observados (estruturas com mais de 20 anos), nenhum efeito destrutivo significativo que possa comprometera estabilidade da construção, foi detectado. Em relação ao agregado de escória britada para uso em concretos convencionais e de alta resistência, verificou - se comportamento adequado, sendo em alguns casos superior ao agregado gnáissico tradicional, o que deve resultar em uma redução no consumo de cimento para se atingira mesma resistência, e por consequência redução do custo final do concreto.
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