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BRANDLI, Luciana Londero; HEINECK, Luiz Fernando Mahlmann. Identificação dos fatores que influenciam a localização residencial de estudantes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
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Resumo

A população de estudantes universitários, no Brasil, vem se tornando expressiva ao longo dos anos. A literatura sobre demanda habitacional sustenta que os estudantes são um grupo específico de jovens que se iniciam no mercado habitacional. Este estudo focaliza-se na escolha da situação habitacional de estudantes universitários centrada basicamente na localização. A pesquisa se desenvolve numa cidade universitária (Ijuí/RS) e se atém a identificar os fatores que influenciam o processo de escolha dos estudantes entre morar na cidade ou deslocar-se periodicamente. Os dados foram coletados junto à 242 estudantes da UNIJUÍ e modelados através de uma regressão logística que apontou como principais variáveis explicativas da situação de moradia: o tipo de curso, se exerce atividade remunerada, a distância entre a cidade de origem e Ijuí, idade; estado civil; número de disciplinas; dependência financeira; renda própria; renda familiar; valor apoio financeiro. Os resultados poderão servir como indicadores para avaliar em que condições os estudantes que moram em volta de Ijuí viriam a fixar residência temporária ou ao longo de todo o curso nesta cidade, evitando os deslocamentos diários. Acredita-se que esta atração para a cidade teria fortes impactos sócio-econômicos por ser Ijuí uma cidade de 70.000 habitantes cuja economia depende fortemente do setor de serviços.

Abstract

The high school students' population, in Brazil, comes if turning expressive along the years. The literature of housing demand sustains that the students are a specific group of young that begin at the housing market. This study is focused in the choice of the students housing situation centered basically in the location. The research use data from Ijuí’city and identify the factors that influence the process of the choice between to live in the city or to move periodically. The data were collected 242 students of university and use logistic-regression model. The main explanatory variables of the housing situation were: the course type, paid activity, the distance among the origin city and Ijuí, age, marital status, number of disciplines, financial dependence, income own; parents’income and value financial support. The results can serve as indicators to evaluate in that conditions the students that live in around Ijuí would come to fasten temporary residence or along whole the course in this city, avoiding the daily displacements. It is believed that this attraction for the city would have strong socioeconomic impacts for being Ijuí a city of 70.000 inhabitants whose economy depends strongly on the sector terciary.
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