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SERRA, Sheyla Mara Baptista. Diretrizes para gestão dos subempreiteiros . Orientação de Luiz Sérgio Franco.379pTese (Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 21 (Com arquivo PDF disponíveis: 13)
Citações: 1
Índice h: 1  
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Resumo

Com a crescente competitividade no mercado da construção civil, as construtoras passaram a desenvolver formas alternativas de organização empresarial. Com isso, identificaram problemas que não se relacionavam apenas com seu escopo de trabalho, mas também com o trabalho prestado por empresas fornecedoras de serviços e mão-de-obra, comumente denominadas de subempreiteiras. Apesar da conscientização em se melhorar o relacionamento e eliminar os conflitos entre as partes, as soluções encontradas ainda não são claramente visíveis para todos os envolvidos. Com o presente trabalho, objetiva-se o desenvolvimento de diretrizes que auxiliem os profissionais do subsetor edificações a melhor gerenciar os subempreiteiros através de processos formais de seleção, avaliação, contratação e organização no canteiro de obras. A partir de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa de campo, são adaptados conceitos de administração de empresas e de desenvolvimento de fornecedores da indústria seriada. Além disso, é realizada uma reflexão que visa a orientação das decisões estratégicas de subcontratação ou terceirização de serviços e mão-de-obra operária na construção civil. Entende-se que a implementação desta sistemática contribuirá para a evolução do processo de gestão dos subempreiteiros, com um conseqüente aumento da competitividade das empresas que participam do ciclo produtivo.

Abstract

With the growing competitiveness in the house-building market, construction companies have started developing alternative ways of business organisation. As a result, they have identified problems, which were not related only to their range of work, but also to the work done by companies providing services and labour force, usually called subcontractors. However aware parties may have grown as to the need to improve their relationship and eliminate conflicts between them, the solutions found as yet are not clearly perceived by all involved. The aim of this present work is to foster the development of guidelines which may help professionals in the construction industry to management subcontractors’ services by means of the formal processes of selection, evaluation, hiring and organisation at the construction site. Based on a book survey and field research, concepts of business management and industry suppliers’ development are adapted. Apart from that, reflection is engaged in which aims at orientating strategic decisions of subcontracting or service and labour outsourcing in the construction industry. It is to be understood that this system implementation will contribute to the evolution of the subcontractors’ management process, with an ensuing increase in competitiveness of companies participating in the productive cycle.
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