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FREITAS, Ana Augusta Ferreira de. Modelagem comportamental dos decisores através de técnicas de preferência declarada: uma aplicação no setor imobiliário de Florianópolis-SC. Orientação de Luiz Fernando Mahlmann Heineck.95p. Dissertação (Pós-graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,Florianópolis,1995.
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Resumo

Dentro de Programas de Melhoria da Qualidade na Construção Civil, a identificação das necessidades dos clientes é o ponto inicial no encadeamento de ações objetivas para o planejamento de empreendimentos imobiliários. Este trabalho discute a Técnica de Preferência Declarada como subsídio para a identificação destas necessidades. A teoria é revista e suas implicação para o caso de produtos imobiliários sào discutidas. Uma aplicação da técnica foi realizada em um Salão de Imóveis em Florianópolis, Santa Catarina, no mês de Abril de 1995, onde obtiveram-se 164 entrevistas com clientes potenciais. Além da aplicação da técnicca, foram captadas informações através de uma pesquisa mercadológica usual, com levantamento de dados sócio-econômicos e opiniões sobre cerca de 200 atributos possíveis de serem incorporados aos imóveis. Os resultados da aplicação das pesquisas são aresentados, discutidos e comparados. Com isto, avalia-se a consistência das respostas dos entrevistados e a qualidade das informações geradas por ambos os métodos.

Abstract

The introduction of Total Quality Programs in the building industry starts by the identification of clients needs. Moreover, planning and delvelopment of real estate undertakings can only proceed after market inquires are prepared. This work deals with the application of Stated Preference Methods to apartament building constrution. Its theorical background is discussed mainly in connection with the difficulties in defining the product in the housing area. The Stated Preference Method was apllied to the city of Florianopolis housing market in April 1995 during a Sales Fair where some 50 different Estate Agents were jointly offering their products in a commom area in Shopping Center Mall. A total of 164 interviews were conducted, not only exposing potential clients to alternative apartment building designs (stated preference method), but also asking questions about their social-economic position and willingness to pay or trade-off among some 200 different product characteristics ( usual market research approach). Results obtained by both methods of market research are compared, allowing to test how consistent and coherent were potential clients answers.
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