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AMORIM, Sérgio Roberto Leusin de. Uma abordagem multirelacional para os sistemas de gestão da qualidade para a construção. In: WORKSHOP DE TENDÊNCIAS RELATIVAS À GESTÃO DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 1997, São Paulo. Anais… São Paulo, 1997
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 23 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 2  
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Resumo

Os sistemas de gestão de qualidade tiveram origem na indústria mecânica, baseada em grandes séries de produção, no período do pós-guerra, quando essa era a tecnologia predominante. Desenvolvidas para as indústrias voltadas ao mercado militar, as técnicas de controle foram disseminadas nas outras industrias com grandes séries de produção e pouca variedade nos produtos, como um todo, e só posteriormente estenderam-se para outros setores, finalmente chegando às áreas de serviços, em época mais recente. A adaptação destes sistemas de gestão de qualidade às edificações vem encontrando resistências, expressas pela sua pouca penetração relativa ao conjunto de empresas do setor, bem como pelo alto grau de desistências ao longo deste processo. Embora, atualmente, as principais construtoras enfatizem a necessidade de processos mais eficientes e competitivos, os sistemas atuais, egressos de setores com características muito diversas da construção, não parecem estar oferecendo uma resposta adequada. Como estão baseados em uma visão cliente-fornecedor como uma relação única relativamente estável e apoiada em grandes séries de produção, estes modelos de gestão, resumidos na série de Normas ISO 9000 e congêneres, chocam-se com uma realidade de produção onde coexistem múltiplos atores, co-responsáveis pela execução de um produto único
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