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Ywashima, Laís Aparecida Laís Aparecida. Avaliação do uso de agua em edificios escolares publicos e analise de viabilidade economica da instalação de tecnologias economizadoras nos pontos de consumo. Orientação de Marina Sangoi de Oliveira Ilha.312 fdissertação de mestrado. Documento PDF.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 3
Índice h: 1  
Co-autores: 7

Resumo

O volume de água consumido em uma edificação, constante na conta de água, pode ser dividido em duas parcelas: o uso propriamente dito e o desperdício. O desperdício pode ocorrer tanto pela ocorrência de vazamentos como pelo mau uso desse insumo nas diferentes atividades realizadas. Em edificações escolares públicas, é freqüente o uso não racional desse insumo, uma vez que os usuários não são os responsáveis diretos pelo pagamento da conta de água. Inserido nesse contexto, o presente trabalho apresenta a metodologia e os resultados obtidos em uma investigação de campo realizada com o objetivo de identificar a forma de realização das diferentes atividades que envolvem o uso da água em uma amostra de escolas da rede pública de Campinas, com a indicação dos ambientes responsáveis pelas maiores parcelas do consumo e a proposição de uma metodologia para a avaliação qualitativa da percepção dos usuários para o uso racional de água nessa tipologia de edificação. Além disso, tendo em vista que uma das ações para a implementação do uso racional consiste na instalação de tecnologias economizadoras nos pontos de consumo de água e que o fator motivador para a implementação desse tipo de intervenção é, na maioria das vezes, de ordem financeira, apresenta-se um método para a avaliação econômica dos investimentos necessários para tanto

Abstract

The water consumption, which is printed in water bills can be divided in two parts: the use itself and waste. The waste is usually due to leaking events or bad use of tap water in several daily activities. In public schools buildings, it?s often the irrational use of water due the user is not directly responsible for paying the water bill. In this context, the present research presents the methodology and results obtained in a field survey that was done to identify different ways of water use in a sample of public schools from Campinas, Sao Paulo, and it also be done the identification of which environments are responsible for higher portions of the water consumption and the proposition of a methodology to evaluate the users perception for the rational use of water at this building type. Moreover, one of the alternatives to achieve the rational use of water is the installation of water saving technologies at consumption points and the motivator reason to the implementation of these devices it is, normally, financial issues, then, this work shows a method to evaluate economic feasibility of the essential investments to do it
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