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AKASAKI, Jorge Luís et al. Concreto com utilização de boracha residual de pneus: avaliação da aderência aço-concreto através de ensaios de tração direta. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo, SP.
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Resumo

O bom desempenho das estruturas de concreto armado é assegurado pelo fenômeno de aderência existente entre o aço e o concreto, garantindo que os materiais trabalhem em conjunto, formando dessa forma, uma peça solidária. Assim, o conhecimento do comportamento da aderência entre a barra de armadura e o concreto circunvizinho a ela é fundamental, sobretudo para o controle da fissuração das estruturas. O grupo de pesquisa sobre concretos especiais da FEIS-UNESP vem estudando a utilização de fibras de borracha, oriundas da recauchutagem de pneus em concreto, em conjunto com o Laboratório CESP de Engenharia Civil. Dentro deste contexto, esse trabalho apresenta os resultados dos ensaios de tração direta – TIRANTES segundo a ABNT/NBR 7477 (1982) realizados com concreto contendo 10% de fibras de borracha em substituição a areia em volume e barras de aço nervuradas de diâmetro variando entre 10,12,5 e 16mm. A tensão média de aderência das barras de aço do concreto com resíduos de borracha foi comparada com a do concreto convencional, o que levou as primeiras interpretações sobre a possibilidade da utilização desse novo material para fins estruturais.

Abstract

Não Disponivel
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