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MACHADO, Denise Barcellos Pinheiro Denise Barcellos Pinheiro; PEREIRA, Margareth da Silva Margareth da Silva; SILVA, Raquel Coutinho Marques da Raquel Coutinho Marques Da. Um panorama evolutivo do ensino de urbanismo no Brasil. Um panorama evolutivo do ensino de urbanismo no Brasil. In Rio de Janeiro,2003. p. 7-16
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Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 7
Índice h: 2  
Co-autores: 11

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Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 11
Índice h: 3  
Co-autores: 12

Resumo

Desde a Independência, um grande número de artistas, arquitetos, engenheiros, médicos, urbanistas e reformadores sociais vêm se dedicando ao projeto, à crítica e à construção das cidades brasileiras. Do sonho de José Bonifácio e seu projeto de interiorizar o processo de urbanização, graças ao papel indutor de uma nova capital à altura da modernidade dos novos tempos de um Brasil autônomo à redação do Estatuto das Cidades e à criação de um Ministério de tutela das questões urbanas, hoje, é incontável o volume de programas, planos, propostas, projetos que se esforçaram em propor diferentes perfis para o desenho do território nacional e de suas cidades. Ainda que mostrando distintas doses de utopia e talento, pode-se dizer que sucessivas gerações de profissionais ciosos em aliar conhecimento e bem comum, vêm participando, assim, da construção do Brasil urbano, em suas diversas faces. A história desses quase dois séculos de pensamento e ação urbanística no país Bestada nos serviços administrativos dos municípios, nas associações profissionais e, antes de tudo, a partir de uma formação, cada dia mais atenta às cidades nas escolas de engenharia e de arquitetura e urbanismo, vem sendo cada vez mais objeto de atenção na última década. Mas passado e presente, prática e reflexão, como em outras vezes, também hoje se entrelaçam. Assim, vêm sendo significativos os esforços no campo do ensino, no sentido de repensar-se e de questionar-se sobre suas próprias práticas acadêmicas, suas ambições, suas metas no intuito de formar novas gerações de urbanistas capazes de a partir de uma sólida crítica sobre sua própria cultura profissional, desenhar o campo de suas ações na cena contemporânea.
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