Mais informações

KANASHIRO, Milena et al. Processos de intervenção urbana experiência do workshop internacional de desenho urbano. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 7., 2009, Maringá. Anais... Maringá, 2009.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar o processo metodológico e o resultado das concepções dos projetos de intervenção desenvolvidos no Workshop Internacional de Desenho Urbano, entre a Escola de Arquitetura de Laval – Canadá e o Departamento de Arquitetura da Universidade Estadual de Londrina. O evento realizado entre os dias 16 e 21 de março de 2009, promoveu o desenvolvimento projetos de intervenção urbana em uma área emergente na discussão da paisagem verticalizada e em consolidação. O recorte espacial conhecido como a Gleba Palhano está inserido na expansão sul da cidade, tendo como principal elemento de atratividade urbana de Londrina - o Lago Igapó. A partir do levantamento de campo foram diagnosticados os principais problemas da área e cada grupo de estudantes definiu as estratégias de intervenção. Entre os 10 projetos desenvolvidos pode-se agrupar em 4 (quatro) temáticas principais: criação de espaço de transição; reavaliação de avenida comercial; reforço do elemento de atratividade existente e, por fim espaços verdes como elemento de conexão. A experiência, com um olhar externo de um arquiteto estrangeiro sobre o processo de construção de nossos espaços urbanos, resultou em várias discussões de estratégias de intervenção, além da reflexão quanto aos acertos e erros de programação em atividades similares, e de possibilidades de aplicações nos currículos de arquitetura de ateliers integrados e compactados.
-