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MAFALDA, Rovilson; KAWANO, Alexandre. Efeitos do uso de diferentes modelos de representação no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
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Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados da avaliação de três atividades com relação a seus efeitos no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial. As atividades são baseadas no uso respectivamente de aplicações de desenho técnico, de modelos de arame e de modelos de sólidos em conjunto com máquina de comando numérico. A avaliação foi realizada realizada com base nas pontuações obtidas por estudantes no teste MRT após a prática das atividades em mini cursos experimentais, nos quais foram utilizados o método de planejamento experimental chamado Julgamentos Cruzados e método Bayesiano para a análise de dados. Concluiu-se que a atividade em que se utilizou aplicações de desenho técnico tem maior potencial para desenvolver a habilidade de visualização espacial, quando comparados com os potenciais das atividades em que foram aplicados respectivamente modelos de sólidos e de arame.

Abstract

The effects of three pedagogical activities concerning their effects on the development of spatial visualization skills are presented in this paper. Those activities are based respectively on the interpretation of orthographic projections, on the construction and interpretation of wireframe models, and finally on the generation and interpretation of solid models. The activities were applied to a group of under-gradiate students in the form of short courses, and the results were measured by MRT testing. The crossover experimental design was used to organize the order of activities and to facilitate the drawing of meaningful conclusions. The statistical analysis was performed according by Bayesian methods. It is concluded that the activity that uses applications of orthographic projections has more potential to develop spatial visualization skills.
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