Mais informações

BITTENCOURT, Leonardo Salazar; TOLEDO, Alexandre Márcio. Ensino de conforto ambiental: mudanças de enfoque e metodologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 1997, Salvador. Anais... Salvador: ANTAC, 1997. p. 537-540.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 16 (Com arquivo PDF disponíveis: 13)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Verifica-se a existência de problemas crônicos no ensino da matéria Conforto Ambiental, nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. O maior deles parece ser uma inadequação dos conteúdos e práticas didáticas adotadas, fruto da simples adaptação dos enfoques e metodologias utilizadas nas antigas disciplinas, às novas grades curriculares dos cursos, impostas pela portaria 1770/94. Este trabalho sugere novas práticas didáticas, bem como discute o nível de abrangência e os enfoques que devem ser perseguidos nas disciplinas de Conforto Ambiental. Ao invés de propor soluções definitivas, este documento pretende, apenas, contribuir para o debate sobre novas formas de articulações e metodologias, apresentando a experiência em implantação no curso de Arquitetura da UFAL.

Abstract

Some problems have been identified in the teaching of Environmental Comfort in Brazilian courses of architecture and planning. The most important of them seems to be the inadequate approach and didactic procedure, as a consequence of simplistic adaptation from old disciplines to the new curriculum. This paper suggests new didactic procedures as well as discuss the depth that should the achieved in this subject. Instead of proposing final solutions for the focused problem, this paper intends to contribute to the ongoing discussion on better ways of teaching this important subject, presenting the experience held at the course of Architecture and Planning at the Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
-