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BITTENCOURT, Leonardo Salazar; LÔBO, Denise Gonçalves Ferreira; CRUZ, Jorge Marcelo. Analisando o programa phoenics versão 2.2.2 como instrumento de ensino de conforto ambiental nos cursos de arquitetura e urbanismo. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE ARQUITETURA, SEMINÁRIO NACIONAL DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE ARQUITETURA, 4., 1998, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 1998.
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Resumo

Este trabalho consiste em uma análise do programa computacional PHOENICS, versão 2.2.2, fabricado pela CHAM Ltd., como ferramenta de ensino nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Trata-se de um software baseado nas equações fundamentais da Física referente à Dinâmica dos Fluidos (Computer Fluid Dynamic - CFD). Um dos usos deste programa encontra-se na análise de problemas relativos à ventilação natural, tanto no interior dos edifícios, quanto no meio urbano. A principal vantagem do PHOENICS está na apresentação dos resultados das simulações, que são expressos através de vetores, tornando possível a verificação dos aspectos qualitativos do fluxo de ar (direção e intensidade), porém o mesmo possui algumas desvantagens consideráveis, tais como o tempo de aprendizagem, o tempo de simulação, etc. Devido à complexidade do PHOENICS 2.2.2, conclui-se que sua aplicação didática nos cursos de Arquitetura e Urbanismo não é viável, todavia constitui em importante ferramenta de pesquisa científica. Talvez, com o avanço tecnológico, ele venha a ser utilizado como instrumento de ensino.

Abstract

This paper examines the potential of using the software PHOENICS, version 2.2.2, as a learning tool in Brazilian Architecture schools. Though the programme output is attractive and helpful to understand ventilation problems, it is too complex to deal and it takes too long to run the simulations. It concludes that the software is not a viable learning tool as it is now, though it may became useful with the advances in processing time and software refinements.
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