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Takenaka, Vanessa Midori; FARIA, João Roberto Gomes de. Análise da qualidade do ambiente térmico das vias públicas. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA SOBRE CONFORTO E DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFICAÇÕES, 3., 2003, Curitiba. Anais... Curitiba: ANTAC, 2003. p. 693-700.
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Resumo

A rua não é apenas o espaço de trânsito de veículos, mas é também um espaço público de uso de pedestres, seja para passagem ou para convivência. Muitas vezes, porém, seu planejamento é subordinado ao uso dos automóveis e sua configuração urbana é resultado de composições arquitetônicas que não consideram suas conseqüências ambientais e energéticas no meio. Essa pesquisa teve como objetivo estudar a relação entre a morfologia e o ambiente térmico das vias urbanas, verificando, assim, as condições térmicas que os pedestres estão expostos. Por objeto de estudo escolheu-se a cidade de Bauru, no interior do estado de São Paulo, que apresenta uma diversificada morfologia de ruas, possibilitando um repertório mais abrangente sobre o assunto. Foram selecionados três segmentos de vias: um na área central, o segundo com entorno em fase de consolidação da ocupação e o terceiro em uma área em início de ocupação. Os resultados dos levantamentos forneceram subsídios para propostas de urbanização do terceiro trecho de via.

Abstract

The street is not only a vehicle traffic space, but also a public space for the pedestrian circulation and common use. Many times, however, its planning is subordinated to cars use and the urban configuration results on architectonic compositions that don't consider their environmental and energetic consequences. This research studied the street morphology and its thermal environment relations, verifying, in this way, the thermal conditions to which the pedestrians were submitted. The study object was the Bauru (SP) downtown, which a diversified street morphology. Three streets segments were selected: the first in the central urban area; the second in an urban area in consolidation stage and the last one in a beginning urbanization process. The conclusions of this work subsidized plans for the third street urbanization plans.
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