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dischinger, Marta et al. APO em projeto-piloto de acessibilidade para espaço público. In: NUTAU: TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO, 3., 2000, São Paulo. Anais… São Paulo: USP, 2000.
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Resumo

A rua Esteves Júnior, localizada no centro de Floriánopolis, foi objeto de um projeto-piloto visando assegurar sua acessibilidade - informação, conforto e segurança - aos portadores de deficiências. O objetivo vem se estendendo a outras vias da cidade sem uma análise prévia de seu desempenho. O objetivo deste trabalho é expressar os resultados de uma Avaliação Pós-Ocupação na citada rua, considerando as premissas do desenho universal. As principais técnicas de avaliação utilizadas foram: a análise do projeto e medições em campo; entrevistas abertas realizadas com pessoas portadoras de deficiência; questionários aplicados a usuários da rua - portadores ou não de deficiência; e observações incluindo desenhos e registros fotográficos do comportamento dos usuários. Pela APO foi possível verificar sérios problemas de acessibilidade, sendo que a maioria destes decorre de uma interpretação errônea da proposta original por parte dos responsáveis por sua execução. Verificou-se também a falta de informação da população, inclusive dos portadores de deficiência, quanto aos objetivos deste projeto-piloto. A APO realizada levou fundamentalmente às seguintes conclusões em relação à acessibilidade em áreas públicas urbanas. Primeiro, que a existência de informação para a população-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer projeto de melhoria; segundo, que de uma forma geral os profissionais atuando nessa área necessitam ampliar conhecimentos especializados; e finalmente, que para merecer seu nome todo projeto-piloto deve ser avaliado antes de ser implantado como modelo em outras áreas da cidade.

Abstract

A pilot project aiming to improve the accessibility - information, comfort and safety - of persons presenting some sort of impairment, was developed in the Esteves junior street, located in the central area of the city of Florianopolis, in the South of Brazil. Some of the technical solutions of this project had been extended to other areas of the city without an evaluation of their performance. In this article we inted to express some of the results obtained from a Post Occupation Evaluation of this pilot project considering the universal design principles. The analytical tools employed for the evaluation were: the study of the original project and field measurements, open interviews with impaired persons, application of questionnaires with street users (presenting or not some sort of impairment), and observation and photographic register of user's behaviour. The POE detected serious accessibility problems, most of them originated by misinterpretation of the original project by its executors. Besides, a lack of knowledge about the project intentions was verified among the users, even among the users who presented impairments. Three main conclusions were driven by the evaluation regarding the improvement of accessibility in public urban areas. First that information to the target population is crucial for the success of any project. Secondy, that it is necessary to increase technical knowledge of the professionals working in that field. And finally, that every pilot accessibility project, to deserve its own name, must be evaluated before being extended as a model to other urban areas.
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