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Cartana, Rafael; PEREIRA, Fernando Oscar. Desenvolvidos no meio acadêmico. ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 2., 2007, Campo Grande, MS.
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Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 3
Índice h: 1  
Co-autores: 2

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Resumo

O presente trabalho identifica, através de levantamento e pesquisa de campo, as oportunidades e limitações em relação à bioclimatologia aplicada aos projetos arquitetônicos desenvolvidos no curso de graduação em arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. A primeira parte do trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de conceitos referentes à metodologia de projeto e bioclimatologia aplicada à arquitetura. Além destes conceitos, também é apresentada uma descrição do clima de Florianópolis e das estratégias bioclimáticas mais adequadas. Na segunda parte do trabalho, são apresentados os resultados de uma pesquisa de campo realizada através de questionários distribuídos entre professores universitários da área de projeto e estudantes de arquitetura. A pesquisa aplicada identifica as metodologias empregadas no processo de produção arquitetônica e o grau de comprometimento demonstrado frente às questões de conforto ambiental. Os resultados obtidos na pesquisa identificam como pontos chave da questão desenvolvida no presente trabalho: a interdisciplinaridade no ensino, o domínio sobre os fenômenos físicos envolvidos, o emprego de ferramentas de avaliação bioclimática e o correto levantamento dos condicionantes climáticos.

Abstract

This study aims at identifying, through field research, the opportunities and restrictions of bioclimatic architecture applied to architectural projects developed in the architectural course at Federal University of Santa Catarina in the city of Florianopolis. The first part of this study presents a bibliographic review of the concepts involved in project methodology and bioclimatic architecture. It also presents a description of the city’s climate, the most effective bioclimatic strategies. The second part of this essay presents the results of a field research survey applied to university teachers and architecture students. It identifies the most used design processes and their level of commitment regarding thermal comfort issues. Research results indicate as keys aspects of the subject developed in this present work: the use of bioclimatic evaluation tools legal issues must be more adequate and architects must have a better understanding of the physical phenomena involved in building performance.
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